28/05/07

O Patinho Feio?


Espectáculo para a infância.Inspirado no conto homónimo de Hans Christian Andersen.




Assim como fazem as crianças, quando espontaneamente agarram em qualquer objecto e dele fazem uma brincadeira, também nós agarrámos numa história e a transformámos numa pequena peça de teatro. Também nós brincámos com fantoches, com bonecos e com actores. Todos dão vida a uma nova adaptação de um dos mais conhecidos contos de Andersen. Na versão deste último o patinho quando cresce deixa de ser feio e é amado por isso; aqui ele é simplesmente diferente, não se transforma. Será que por isso, não poderá ser amado? É esta a principal mensagem desta pequena brincadeira, para a qual convidamos não só as pessoas pequeninas, mas também as crianças grandes.
  • Encenação: Verónica Guerreiro.
  • Manipulação e representação: Verónica Guerreiro; Fernando Cabral; Susana Nunes; Patricia Vito e Aline Catarino.
  • Produção e operação técnica: Pedro Ramos.


26/05/07

Silêncio Fala

Al-Masrah Teatro apresenta uma Leitura Encenada de Jorge Guerreiro.



Comunicar. Esse grande dom que possuímos e que nem sempre conseguimos utilizar. Entendemos e falamos a mesma língua e as mesmas linguages corporais, regemo-nos pelas mesmas regras de conduta social e partilhamos os mesmos valores morais. Parece impossível poder haver falhas na comunicação e no entendimento, mas essas falhas existem, acontecem e podem ter resultados graves e inesperados nas vidas das pessoas. As interpretações e sentidos das mesmas palavras e expressões corporais são transformadas consoante o grau de entendimento/conhecimento, o estado de espírito, os sentimentos e as sensações dos diferentes interlocutores desses diálogos constantes.

Silêncio / Fala é um texto inédito português, escrito em 2002, que fala sobre a nossa capacidade de comunicação ou a falta dela. São várias relações de oito personagens, quase tipificadas, ou não, com características e comportamentos diversos: a consumista egocentrica, a saturada dos outros que se quer isolar do mundo, a que quer falar e não a deixam, a apática indiferente, a utópica sonhadora, a racional pragmática, a emotiva dependente, a sexual persistente, tudo isto ou talvez não. As 8 pessoas falam e/ou usam o silêncio para comunicar entre si, mas o entendimento nem sempre é fácil. Embora falemos a mesma língua e usemos as mesmas linguagens corporais será que nos conseguimos entender?

As Leituras Encenadas de textos dramáticos, para além de darem a conhecer novos dramaturgos, pretendem tornar o público do AL-MaSRAH Teatro mais activo e colaborante na escolha de textos para levar a cena.
  • Actores: Susana Nunes; Pedro Ramos; Nuno Faisca; Fernando Cabral; Verónica Guerreiro; Patricia Vito; Aline Catarino e Patricia Amaral (Tixa).

11/05/07

Zeck


Woyzeck (1836) de Georg Buchner (1813-1836)




Versão de José Eduardo Rocha para os finalistas do 4º ano do Curso de Teatro da ESAD.CR com convidados de outros anos e cursos.



  • Encenação e dramaturgia: José Eduardo Rocha (JER)
  • Montagem cénica e luminotécnica: Daniel Coimbra e Ricardo Pimentel.
  • Produção executiva: Salomé Ângelo.
  • Design do cartaz: Paulo Costa (fotografia JER)
  • Actores: Nuno Crespo; Mónica Louro; Aline Catarino; Eduardo Nogueira; Maria José Gonçalves; Pedro Ribeiro; Luís Miguel Gonçalves; Daniel Coimbra; Salomé Angelo e Patricia Vito.
  • Musicos: Mark Trincão; Edgar Libório; Tiago Lourinho e Suse Fernandes